A indisciplina e a escola atual
Na ATPC de hoje (23/04/2013), fizemos um estudo acerca da indisciplina, embasados no texto "A indisciplina e a escola atual" de Júlio Groppa Aquino.
A reunião teve início com a apresentação de uma mensagem chamada "Nó no Afeto" que nos leva a refletir e sensibilizar sobre a importância de atitudes que demonstram amor, preocupação e refletem na vida daqueles que estão do nosso lado, repercutindo positivamente na aprendizagem, na auto-estima e segurança dos alunos ou de quem quer esteja vivendo ao nosso lado.
Após a leitura do texto principal, foi feita a apresentação de slides contendo um resumo da leitura e neste contexto, feitas inferências por parte dos professores e coordenação, discutindo cada ponto que nos levam a algumas premissas pedagógicas fundamentais. O texto lança um novo
olhar sobre o ato indisciplinado, cujas interpretações mostram-se , na maioria
das vezes, de maneira estereotipada. Diante deste contexto, algumas perguntas nos deixam sem respostas, mas, do ponto de vista dos temas tratados, configurou-se o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar. E para tentarmos reverter isso, há a necessidade de se repensar posicionamentos, rever supostas verdades e não ficar apenas justificando o fracasso escolar, mas, ao invés disso, conseguir alterar os rumos e os efeitos do nosso trabalho cotidiano, buscando alternativas para um melhor aproveitamento dos alunos e maior qualidade nas aulas.