Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Orientações para os primeiros dias letivos 2013 Área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias

Caros professores da E. E. Prof. Luís Tadeu Facion, começo escrevendo sobre esta área do Currículo, nos próximos dias, apresentarei as outras!
Nos primeiros dias de aula, os professores da área de Linguagens ( Língua Portuguesa,Inglês, Arte e Educação Física)devem observar alguns aspectos, para que, conhecendo os alunos e suas necessidades, elaborem seus planos de ensino de modo a contemplar retomadas ou avanços que sejam significativos.
Em Língua Portuguesa, recomenda-se observar, por exemplo, em relação à linguagem oral, se o aluno expõe, de forma clara, suas ideias; se consegue argumentar em defesa de seu ponto de vista e se utiliza a fala de forma adequada a diferentes interlocutores e situações de comunicação.
Quanto à leitura, vale observar se o aluno compreende e é capaz de se expressar sobre o que lê; se reconhece e diferencia os diversos suportes textuais e os gêneros textuais já estudados, e quais relações estabelece com o texto literário.Quando o foco da observação é a produção escrita do aluno, é importante verificar se escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade e se escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe. Se há clareza e coerência em seu texto e se consegue utilizar adequadamente os elementos coesivos.
No caso da língua inglesa, é fundamental que os alunos percebam que têm muitas oportunidades de contato com o idioma no seu dia a dia: por meio de filmes e músicas, por exemplo, e de palavras inglesas usadas no Brasil, seja no original (delivery, self-servie, skate), seja como termos aportuguesados (futebol, pênalti, gol, hambúrguer). Além disso, o inglês é a língua mais usada na internet, à qual mais e mais alunos têm acesso, e muito importante no mercado de trabalho.
Em Arte, visto como área de conhecimento e linguagem, deverá se dar de forma a articular três eixos metodológicos a saber:

- Criação/Produção em arte - o fazer artístico.
- Fruição estética - apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica.
_ Reflexão: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.
A Educação Física, disciplina que se responsabiliza pela socialização e construção de conhecimentos relativos à cultura de movimento é representada por ginástica, jogo, esporte, luta, atividades rítmicas e brincadeiras, que correspondem a um patrimônio sociocultural que foi criado, aperfeiçoado, transformado e é transmitido de geração em geração. Na escola, a cultura de movimento pode ser interpretada, compreendida e interagida enquanto um conjunto de produção e reprodução dinâmica de significados/sentidos, fundamentos e critérios desse patrimônio sociocultural, que delimita, dinamiza o Se Movimentar dos sujeitos.
A base dos saberes envolvidos nessas atividades são especialmente relevantes para uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Orientações para o planejamento escolar 2013 Secretaria do Estado da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário